Províncias

Hospital instala oftamologia e ortopedia

Valter Gomes| Uíge

O hospital de Sanza Pombo, na província do Uíge, vai melhorar as condições de trabalho com a instalação dos serviços de Oftalmologia e Ortopedia, anunciou o chefe dos serviços de saúde do município.

Repartição municipal da Saúde trabalha na criação de condições para o aumento dos serviços disponíveis no hospital de Sanza Pombo
Fotografia: JA

Miguel Lubo disse que a repartição municipal da Saúde, em colaboração com a administração municipal de Sanza Pombo, trabalha na criação de condições para o aumento dos serviços disponíveis no hospital local.
“Estamos à espera que a administração municipal dê o aval para a construção das novas áreas de funcionamento no átrio do hospital, unidade que oferece serviços de banco de urgência, medicina geral, pediatria, maternidade e cirurgia, entre outros”, esclareceu.
Até ao momento foram realizadas obras de construção de três naves para o funcionamento dos serviços de pediatria, com capacidade para 60 doentes internados, a razão de 20 em cada nave.
Para um atendimento mais humanizado da população, o responsável anunciou a construção de novos centros e postos de saúde nas localidades de Malungo Malongo, Quimariamba e Quifiquila, na comuna do Uamba e nas aldeias Guizani e Quimbuengue. Também vai ser abrangida a sede comunal de Cuilo Pombo.
“Com estas acções pretendemos melhorar o atendimento à população residente nestas áreas, uma vez que percorrem longas distâncias em busca da assistência médica e medicamentosa, situação que tem criado embaraços aos familiares”, disse. O município de Sanza Pombo dispõe de 19 postos de saúde, cinco centros médicos e um hospital municipal. Os serviços são assegurados por 51 enfermeiros efectivos, 31 contratados e seis médicos.
O chefe dos serviços de saúde do município considerou insuficiente o número de técnicos do sector, tendo em conta o número de pacientes que procuram pelos serviços médicos. Em função do actual quadro, o responsável solicitou o reforço do quadro de profissionais da saúde, uma vez que o hospital de Sanza Pombo presta igualmente assistência a doentes oriundos das localidades circunvizinhas.
Para o preenchimento das necessidades do sector, é necessário o enquadramento de mais 50 enfermeiros e quatro médicos de diferentes especialidades. Enquanto aguarda pelo novo concurso público, a repartição municipal da Saúde, em colaboração com a administração municipal, resolveu contratar 12 enfermeiros que estão a assegurar o funcionamento das unidades de saúde inauguradas muito recentemente. A malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas e as infecções urinárias são as patologias mais frequentes na região.
Com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, o município de Sanza Pombo dista cerca de 155 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge e é subdividida em três comunas: Uamba, Cuilo Pombo e Alfândega.

Tempo

Multimédia