Províncias

Idosos têm agora sala ocupacional

Joaquim Júnior | Uíge

O lar da terceira idade do Quituma, na província do Uíge, está a proporcionar maior tempo de ocupação aos idosos internados, com a inauguração, no recinto, de um centro de terapia ocupacional.

O vice-governador para o sector económico, Carlos Mendes Samba, disse, por ocasião do Dia do Idoso, que o Centro de Terapia foi construído pelo Governo Provincial, no âmbito da assistência social à pessoa idosa e possui uma sala ampla devidamente apetrechada e quartos de banho.
Carlos Samba distribuiu meios de trabalho e bens de primeira necessidade aos idosos, como fuba de milho, óleo alimentar, roupa usada, máquinas de lavar, entre outros bens, e afirmou que a construção do centro demonstra a preocupação do Executivo em estar cada vez mais perto dos idosos e melhorar o seu modo de vida.
“Peço a todos para que no seu dia-a-dia tratem sempre da melhor maneira os idosos, em conformidade com as nossas tradições. Graças a eles, muitos de nós somos aquilo que somos hoje.
 É com muita tristeza que ainda assistimos a actos de violência física e moral contra os idosos, com acusações de feiticeiros e outros a sofrerem agressões”, disse.
A responsável do lar de acolhimento de idosos do Quituma, Maqueto Madalena, referiu que o Centro de Terapia Ocupacional, erguido no lar, vai melhorar as condições de acolhimento das pessoas em idade avançada, que procuram protecção social.  Dos 59 idosos do lar, sete são do sexo feminino.

Tempo

Multimédia