Províncias

Instalados postos de energia

António Capitão| Uíge

O fornecimento de energia eléctrica nas aldeias do Quituma e Katalambanza, na província do Uíge, durante a quadra festiva, está assegurado.   

Fornecimento de energia eléctrica deixa de ser um problema para as populações locais
Fotografia: Filipe Botelho| Uíge

O director provincial da Energia e Águas, Mendes Domingos, referiu a conclusão do processo de instalação de 47 PT, iniciado em 2013 nos bairros Bem-Vindo, Mongualhema, Papelão, Kaquiuia, GAI, Candombe, Tomessa, Quimacungo, Kindenuku, Tange, Dunga, Mbemba Ngango, Kilala, Katapa e Paço.
Mendes Domingos pediu aos consumidores o uso racional deste recurso hídrico, de modo que todos possam beneficiar deste bem e lembrou que com a instalação dos PT dá-se por concluído o processo que visou garantir o fornecimento de energia eléctrica às populações dos bairros periféricos da cidade do Uíge.
“Vamos procurar aproveitar da melhor forma possível a capacidade instalada na subestação eléctrica de recepção da energia proveniente da barragem hidroeléctrica de Capanda”, disse.

Distribuição de energia

O director da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) no Uíge, Domingos Toko, apelou ao moradores das aldeias Quituma e Katalambanza a celebrarem o processo de contratos para a legalização do consumo, sob pena de sofrerem cortes nos próximos dias. Nesta altura estão disponíveis 30 Kilowatts de bónus para que a população possa desfrutar da  energia eléctrica durante a quadra festiva.   O soba do bairro Quituma, Augusto Manuel Vale, manifestou-se satisfeito com a concretização do projecto e admitiu que com a energia eléctrica muita coisa vai mudar para melhor, pois a população tem agora a possibilidade de se manter informada sobre os acontecimentos da província e do país, e ainda poder conservar os produtos na arca, como peixe, carne e outros.
A autoridade tradicional garante empenho na mobilização da população para a conservação e preservação deste bem público e combater a vandalização das infra-estruturas sociais construídas para benefício da população.

Tempo

Multimédia