Províncias

Jovens concluem cursos de formação profissional

JOÃO UPALE | Namibe

Um total de 408 jovens do município do Tômbwa, no Namibe, concluíram os cursos de informática, serralharia, carpintaria, electricidade, contabilidade e gestão no Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional.

A directora  provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresinha de Menino Jesus, realçou a importância do centro na formação profissional. “Espero que os formandos tenham concretizado o sonho esperado, quer no processo de aprendizagem, quer na aquisição das habilidades que servirão para enfrentar os desafios que se avizinham. Por isso, desejo sucessos a todos e que haja abertura na vossa inserção no mercado de trabalho”, frisou.
O vice-governador para o sector Económico, Alcides Gomes Cabral, disse que a formação técnico-profissional enquadra-se no âmbito do Sistema Nacional Alargado de Formação de Quadros concebido pelo Executivo.
Alcides Gomes Cabral disse que a formação profissional assenta na estratégia de combate à fome e à pobreza, em ligação com o crescimento do emprego, o investimento na educação e saúde, e consequente melhoria da qualidade de vida.
Os formandos agradeceram a oportunidade que lhes foi dada de poderem adquirir conhecimentos, que lhes abrem as portas do mercado do trabalho e contribuírem para o desenvolvimentos do país. 
Por outro lado, mais de 80 mil crianças menores de cinco anos de idade no Namibe vão ser vacinadas contra o sarampo, numa campanha integrada de administração da vitamina A e  aplicação de albendazol contra parasitas, informou ontem, na cidade de Moçâmedes, o director provincial da Saúde, Franco Mufinda.
Para a campanha, foram mobilizadas 220 pessoas e instalados postos fixos, devendo os pais e encarregados de educação levar os filhos aos centros de saúde e aos locais indicados, segundo o director provincial da Saúde .

Tempo

Multimédia