Províncias

Jovens dão sangue ao hospital do Uíge

Mais de 100 membros da Brigada Jovens Solidários (BJS) doaram ontem sangue ao Hospital Municipal do Uíge, na hemoterapia da unidade clínica, inaugurada no dia 8.

Fotografia: Jaimagens | Edições Novembro

O secretário para a informação da BJS, Vicente Geraldo, disse que a organização tem  800 membros, distribuídos em cinco núcleos, e vai continuar a realizar acções de solidariedade na região. 
A directora-geral do hospital, Kavenaweteko Malavo, mostrou-se satisfeita com o gesto da BJS e informou que são assistidos diariamente no Hospital Municipal do Uíge uma média de 100 pacientes, com diferentes patologias, como diarreia aguda, malária e infecções respiratórias.

Saúde em Mucaba

A assistência médica e medicamentosa no município da Mucaba, província do Uíge, melhorou significativamente nos últimos tempos, com a municipalização dos serviços de saúde, fez saber a administradora municipal, Maria  Cavungo.
A gestora afirmou à Angop que o sector conheceu melhorias em relação à aquisição de medicamentos, ambulâncias e construção de unidades sanitárias, que permitiram a aproximação dos cuidados primários de saúde à população.
Revelou que foram construídas no município 15 unidades sanitárias da rede pública, sendo um hospital municipal, dois centros médicos, nove postos médicos e três salas de parto, que comportam 121 camas.
Maria Cavungo afirmou que o sector é assegurado por três médicos e 38 enfermeiros e por outros  52 contratados, entre técnicos médios, auxiliares de enfermagem e administrativos.
Para a acomodação dos profissionais, disse, foram construídas três residências, sendo duas (T2) e uma (T3).

Tempo

Multimédia