Províncias

Jovens na gestão de negócios

Joaquim Júnior | Uíge

O Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Uíge está a realizar um ciclo de palestras, com o objectivo de incentivar os jovens matriculados nas instituições do Ensino Superior, escolas do segundo ciclo do ensino secundário e Institutos Médios a apostarem na cultura do empreendedorismo.

Estudantes incentivados a desenvolverem iniciativas próprias para o auto-emprego e geração de recursos
Fotografia: Eunice Suzana

Na cerimónia de abertura do programa, realizada no Instituto Médio de Administração e Gestão do Quituma, o director do CLESE, Pedro Vicente Mussoco, disse que as palestras programadas vão ajudar a despertar os jovens na procura de ajudanecessária para poderem desenvolver as suas aptidões e técnicas. “Os jovens devem procurar desenvolver iniciativas próprias para o auto-emprego e geração de recursos para o sustento familiar, contribuindo desta forma para o fortalecimento da economia nacional”, disse. O responsável sublinhou que a instituição regista uma boa adesão de jovens estudantes interessados em associar as suas habilitações académicas à formação técnico-profissional, para a obtenção de um emprego digno.
Maria Kinanga, aluna do Instituto Médio de Administração e Gestão, disse que a palestra ajudou-a a dissipar algumas dúvidas sobre o empreendedorismo. Por isso, decidiu frequentar o curso para obter conhecimentos sobre como montar um negócio.
Outro aluno da instituição, João Tona, manifestou-se satisfeito com o que ouviu: “Agora sei que qualquer indivíduo pode criar ou gerir uma empresa desde que se habilite nesta área”, disse. O CLESE funciona desde Agosto de 2013 e colocou no mercado de emprego 232 jovens.

Tempo

Multimédia