Províncias

Lar de idosos do Quituma recebe apoio

José bule| Uíge

Os mais de 40 idosos do Lar do Quituma, na província do Uíge, têm agora as dificuldades minimizadas, depois de beneficiarem ontem de bens diversos, entregues pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba.

Ministro Gonçalves Muandumba fez a entrega de bens de primeira necessidade
Fotografia: Edições Novembro


Do leque de bens entregues pelo ministro, constam diversas quantidades de roupa usada, sabão e produtos alimentares como arroz, farinha de milho, feijão, conservas, sal e óleo de cozinha.
Durante a cerimónia de entrega dos bens de primeira necessidade aos idosos, Gonçalves Muandumba ouviu as preocupações dos mais velhos e garantiu que o Ministério da Assistência e Reinserção Social vai redobrar a atenção aos centros de terceira idade.
“Tomamos boa nota de tudo o que vocês disseram aqui, principalmente da necessidade manifestada de que pretendem regressar às suas províncias de origem”, referiu o ministro.
Sobre o assunto, o ministro Gonçalves Muandumba assegurou que, dentro do Programa de Localização das Famílias, vão ser criadas condições necessárias para acompanhar os idosos às respectivas zonas de origem e para junto das suas famílias.

Atenção redobrada


O ministro da Assistência e Reinserção Social afirmou que uma das principais prioridades do sector é prestar maior atenção aos velhos e crianças vulneráveis. “Muitos idosos são abandonados por acusação de feitiçaria e outros por falta de alguém que os cuide”, referiu Gonçalves Muandumba, para de seguida condenar as famílias que maltratam e matam os mais velhos, em função de acusações como estas.

Espaços condignos

O ministro da Assistência e Reinserção Social disse que o Governo está cada vez mais atento às questões de segurança dos idosos, criando espaços onde são instaladas as condições mais adequadas para o bem-estar de pessoas da terceira idade.  Gonçalves Muandumba esclareceu aos idosos os benefícios do Programa de Acção Social do Executivo, que já começou a ser implementado na província do Uíge, nos municípios do Uíge e da Damba. “Mantenham viva a esperança de dias melhores”, encorajou o ministro.
Os idosos o Lar do Quituma, na província do Uíge, agradeceram pelo gesto do Governo e manifestaram satisfação, apelando para que as autoridades continuem a prestar-lhes maior atenção, uma vez que já não têm capacidade para trabalhar e por estarem longe dos familiares.

Tempo

Multimédia