Províncias

Líderes em acção formativa

Valter Gomes| Uíge

Mais de 30 líderes comunitários dos municípios do Uíge e Songo participaram na capital provincial num seminário de formação sobre princípios técnicos na liderança e tipos de liderança nas comunidades rurais, uma iniciativa do Projecto Promovendo Cidadania Activa na Região Norte.

Formação contribuiu para a redução de casos de violência e pobreza no seio das famílias e responde às necessidades das comunidades
Fotografia: Eunice Suzana| Uíge

O supervisor provincial do projecto, Jeremias Maia Mateus, disse que a acção formativa visou formar e aumentar o nível de conhecimentos dos líderes para que saibam como lidar com a comunidade e estarem preparados para dar solução aos vários problemas que afectam as populações das zonas rurais.
A formação também contribui para a redução de casos de violência e pobreza no seio das famílias e responde às necessidades das comunidades na base dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Os líderes comunitários desempenham um papel preponderante na vida das comunidades, mas Jeremias Maia Mateus reconheceu que liderar uma comunidade não é uma tarefa fácil, porque, acima de tudo, exige muita paciência, disciplina e humildade. Além da formação dos líderes comunitários, a coordenação do projecto tem distribuído preservativos e sensibilizado a população, sobre as medidas de prevenção do HIV/Sida, violência doméstica, importância do programa de combate à pobreza e garantir a aproximação dos cidadãos às acções do Executivo.
O Projecto Promovendo Cidadania Activa na Região Norte foi criado em 2011com o objectivo de contribuir para a educação cívica dos cidadãos, bem-estar social das comunidades e combate à fome e redução da pobreza.

Tempo

Multimédia