Províncias

Mais água potável em bairros periféricos

Nicodemos Paulo | Uíge

Bairros periféricos da cidade do Uíge, bem como as sedes municipais e comunais, beneficiam, nos próximos dias, da instalação de novos sistemas de abastecimento de água potável, no âmbito do Programa “Água para Todos”, afirmou sexta-feira o director provincial interino da Energia e Águas.

Estão a ser reabilitados e construídos sistemas de captação e abastecimento de água
Fotografia: Mavitidi Mulaza

Seluiequi Emanuel falava na abertura de um seminário de capacitação técnica e gestão da água, dirigido aos administradores municipais e técnicos do sector das águas dos municípios.
O seminário visa a criação de brigadas de gestão da água nas localidades, permitindo assim que a reparação das máquinas simples e sistemas de captação de água nas aldeias, regedorias, sedes comunais e municipais sejam feitas sem a intervenção dos técnicos provenientes da sede provincial.
O responsável avançou que uma delegação de alto nível do Ministério das Águas trabalha na província, para avaliar o processo de distribuição aos bairros periféricos e zonas periurbanas da cidade.
Explicou que no final da visita será lançado o projecto de construção de 100 quilómetros de rede, para permitir que sejam feitas dez mil ligações domiciliárias.  “É um desafio do Governo melhorar a situação de abastecimento de água às populações, oferecendo um bem indispensável à vida, em qualidade e quantidade, evitando também o contágio de doenças facilmente transmissíveis pelo consumo de água imprópria”, disse Seluiequi Emanuel.
 O director provincial interino da Energia e Águas acrescentou que o programa de melhoria da distribuição será extensivo a todas as sedes municipais e comunais, em alguns casos através de furos artesianos e noutros por meio de pequenos sistemas de captação, tratamento e distribuição. Em Maquela do Zombo, Púri e Milunga, os técnicos já começaram a intervir, enquanto noutras localidades as empresas contratadas estão a concentrar o material.  
O director interino do sector da Energia e Águas garantiu que os conteúdos teóricos e práticos ministrados no seminário de capacitação técnica e gestão da água vão contribuir para a melhoria do processo de distribuição e gestão nas localidades, bem como facilitar a manutenção e reparação dos equipamentos.

Tempo

Multimédia