Províncias

Mais saúde em Dange Quitexe

Valter Gomes | Quitexe

Os sectores da Saúde e da Educação no município de Dange Quitexe estão mais reforçados, desde ontem, com a inauguração de mais serviços para a população.

O bairro Terra Nova tem uma nova escola
Fotografia: Filipe Botelho | Quitexe

Entre os novos serviços constam as novas instalações da Direcção Municipal de Saúde, que passa a funcionar com uma área de secretaria-geral, secção de combate à malária, área de promoção de saúde, secção de vigilância epidemiológica e o gabinete do director, além da recepção.
O director municipal da saúde do Quitexe, Kuavita Afonso, disse que a infra-estrutura fazia muita falta para o bom funcionamento das áreas administrativas do sector, visto que anteriormente os serviços estavam confinados num espaço inferior, provocando sérios constrangimentos.
Kuavita Afonso enalteceu as acções do Governo Provincial do Uíge na melhoria das condições de funcionamento do sector da saúde na região.
O responsável encorajou ainda os profissionais do sector a trabalharem com zelo e dedicação, colocando em primeiro lugar o amor ao próximo e a deontologia profissional.
Além deste serviço, o bairro Terra Nova ganhou uma escola de três salas, para albergar mais de 250 alunos da iniciação à 6ª classe.
Enquadrada nas festividades do 103º aniversário da fundação daquela localidade, encerradas a 30 de Agosto, a infra-estrutura foi erguida num espaço com mais de 250 metros quadrados. Para além das três salas de aulas, a nova escola possui ainda um gabinete para o director, sala para os professores, secretaria, balneários e um recinto para o recreio. A directora da escola primária do bairro Terra Nova, Ruth Artur, manifestou-se satisfeita ao ver melhoradas as condições de acomodação dos alunos e professores daquele estabelecimento escolar.
A responsável lembrou que no passado as crianças estudavam ao relento ou debaixo de árvores, facto que contribuía no fraco aproveitamento escolar dos alunos.
“Muitas vezes os professores eram obrigados a suspender as aulas por causa das chuvas intensas que caem sobre a região. Aliás, um grande número de alunos não prestavam atenção ao professor porque distraiam-se com a movimentação de pessoas e veículos muito próximo do local onde assistiam as aulas”, recorda.
A administradora municipal do Quitexe, Maria Odete Pinto, que inaugurou as novas infra-estruturas, aconselhou a população a confiar cada vez mais nas acções do governo e realçou que uma das apostas do governo é dar solução às várias dificuldades que afligem a vida da população, sobretudo nos sectores da Saúde, Educação, Agricultura, Energia e Água e melhoria das vias secundárias e terciárias.

Tempo

Multimédia