Províncias

Melhoria das vias de acesso é aposta da Administração

Valter Gomes| Quimbele

A reabilitação das vias secundárias e terciárias que ligam as sedes comunais, regedorias e aldeias à sede municipal de Quimbele, no Uíge, está entre as prioridades do programa de acção da administração local.

O administrador António Zambo disse ao Jornal de Angola que a reabilitação das vias é feita no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, para garantir que haja maior circulação de pessoas e bens, melhorando o processo de escoamento dos produtos agrícolas do campo para a cidade.
António Zambo acrescentou que os habitantes de Quimbele produzem em grande escala ginguba, mandioca, feijão, milho, citrinos, batata-doce e rena, hortícolas e outros produtos, mas os camponeses enfrentam dificuldades para escoá-los, devido ao mau estado de algumas estradas secundárias e terciárias da região.
“A estrada principal que liga a sede da província ao município oferece boas condições de circulação e diariamente recebemos homens de negócios que pretendem investir na região, nos mais variados sectores, sobretudo o agrícola”, disse.
António Zambo lembrou que as acções de reabilitação e colocação de novo asfalto na via que liga a sede provincial ao município de Quimbele, com mais de 260 quilómetros de extensão, estão a ajudar a impulsionar o desenvolvimento da região. “Nos últimos dois anos o município ganhou várias infra-estruturas sociais, como escolas, centros de saúde, residências para os funcionários, centros comunitários e outros empreendimentos".
O administrador destacou a entrada em funcionamento dos serviços locais do Registo Civil, facto que aumentou a satisfação dos habitantes, por verem encurtada a distância que antes percorriam para a obtenção da Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade.
A construção de um centro de produção radiofónico da Rádio Nacional de Angola, na sede do município, a reabilitação e apetrechamento do hospital municipal, a construção de residências para os médicos e enfermeiros, a instalação de sistemas de abastecimento de água potável nas comunas e na sede do município foram outros ganhos registados no município. 
O administrador de Quimbele elogiou o Governo Provincial pelos esforços envidados no apoio técnico, material e financeiro, para a concretização dos projectos em curso nas comunas, aldeias e na sede municipal, que visam a melhoria das condições de vida dos habitantes.

Tempo

Multimédia