Províncias

Milhares de alunos frequentam a escola

Valter Gomes | Uíge

A construção e reconstrução de infra-estruturas escolares no Quitexe têm contribuído para a melhoria funcionamento do sector no município, disse o chefe da repartição da Educação, que lembrou que em 2003 apenas havia oito escolas.

A construção de infra-estruturas têm contribuído para a melhoria do sector no município
Fotografia: Filipe Botelho

A construção e reconstrução de infra-estruturas escolares no Quitexe têm contribuído para a melhoria funcionamento do sector no município, disse o chefe da repartição da Educação, que lembrou que em 2003 apenas havia oito escolas.
Além daquelas escolas, disse, havia algumas salas provisórias e os professores percorriam dezenas de quilómetros a pé devido ao mau estado das vias, que tornava quase impossível a circulação automóvel.
Nicolau Vasco congratula-se por o município ter agora várias escolas construídas de raiz, com carteiras, quadros, secretárias e materiais didácticos.
“Mesmo em termos de transporte de passageiros, entre os quais se contam alunos e professores, a situação também melhorou com a reabilitação das vias reabilitadas”, disse.
No Quitexe, que dista cerca de 40 quilómetros da cidade do Uíge, de 2004 a 2012, salientou, foram construídas 68 escolas de raiz, 66 do ensino primário e as outras do I e do II ciclo do secundário.
Estas escolas situam-se na sede do município, nas comunas de Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambambe, nas regedorias e nas localidades com maior densidade populacional.Este ano lectivo há 8.820 alunos matriculados nos vários escalões de ensino e 533 professores, número que Nicolau Vasco considera insuficiente para o número de crianças em idade escolar.
O município, declarou, precisa de mais 168 professores para os vários níveis do ensino.
A repartição de Educação, em colaboração com a administração municipal, planificou para o próximo ano a construção de 24 escolas do ensino primário e do I e II ciclos do ensino secundário.  “Todos os dias nascem crianças e surgem os que estão idade escolar e, por isso, temos de construir mais escolas”, referiu
O município do Quitexe, constituído pelas comunas de Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambambe, tem 75 aldeias e uma população de mais de 40 mil habitantes.
A maioria da sua população dedica-se ao cultivo da mandioca, jinguba, banana, abacaxi, café, laranja, mamão, abacate e batata-doce.

Tempo

Multimédia