Províncias

Munícipes de Ambuíla já consomem água potável

Joaquim Júnior | Uíge

Mais de 30 mil habitantes da sede municipal do Ambuíla já consomem água potável 24 horas por dia graças ao Programa “Água para Todos” em curso em todo o  país.

Mais de 30 mil habitantes da sede municipal do Ambuíla já consomem água potável 24 horas por dia graças ao Programa “Água para Todos” em curso em todo o  país.
O novo sistema funciona por gravidade, a partir da localidade da Serra da Cananga, arredores da vila, e o próximo passo, anunciou a administradora municipal, é a extensão dos sistemas de abastecimento às restantes localidades.
Elisa Mafuta referiu que a Administração Municipal contratou uma empresa que está a realizar estudos de viabilidade para permitir o alargamento da rede de abastecimento às localidades mais distantes, que ainda não têm água.
Nas aldeias da Maianga e da Terra-Mãe, afirmou, estão a serem instalados chafarizes para substituir o antigo sistema de abastecimento que data do tempo colonial, cuja tubagem se encontra completamente degradada.
“Vamos substituir as tubagens e colocar novas torneiras para melhorar a distribuição de água potável à sede e arredores do Ambuíla”, disse o responsável.
O consumo de água potável tem sido determinante para a diminuição de doenças, como as diarreias que se registavam em grande número no município.
A vila Ambuila tem também um gerador com capacidade para 250 kva que, garantiu a administradora municipal, “tem mudado a vida das famílias”.
“A vila de Ambuíla está bem iluminada e muitos instalaram parabólicas nas casas e compraram televisores, frigoríficos e aparelhagens de som ”, salientou.

Tempo

Multimédia