Províncias

Municípios do Uíge recebem energia

Valter Gomes | Uíge

Os municípios de Bungo, Damba, Mucaba e Songo, na província do Uíge, vão beneficiar nos próximos dias de energia eléctrica produzida pela barragem hidroeléctrica de Capanda, anunciou sexta-feirao governador provincial Paulo Pombolo.

Regiões beneficiam de dezenas de quilowatts
Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro

Durante o primeiro simpósio provincial da sociedade civil, o governador disse que a região beneficiou de mais de 70 quilowatts de energiaeléctrica da Barragem de Capanda, tendo já sido electrificados osmunicípios de Negage, Maquela do Zombo e Uíge.
Paulo Pombolo avançou quenesta faseo governopretende expandir a rede para todos os municípios da província, daí a aposta virada para Mucaba, Bungo, Damba e Songo. O responsável salientou que os técnicos enviados peloMinistério da Energia e Águas já concluíram com êxito o levantamento do estudo deviabilidade. Neste momento, aguarda-se apenas pelo arranque dos trabalhos da subestação eléctrica, que deve ser instalada na comuna do Nsosso, município da Damba.
Na segunda fase,vão ser electrificados os municípios de Sanza Pombo, Ambuila, Bembe,Puri, Buengas, Milunga, Quimbele e Cangola. Relativamente ao primeiro desses municípios, enquanto se aguarda o arranque desteprojecto está prevista a criação de uma mini-hídrica para fornecer ailuminação à sede e fazer funcionar o mais rápido possível os vários empreendimentos em curso na região.
O governador provincial convidou os empresários interessados e com maiorcapacidade para investirem na região, sobretudo nossectores da agricultura, hotelaria e turismo, comércio e noutrosdomínios que visam o desenvolvimento da província.Paulo Pomboloapelou às autoridades tradicionais e à população para evitarem impedir os empresários que querem desenvolver projectosna região, mas sim comunicarem ao governo provincial ouàs administraçõesque legalizem as actividades existentes.
Em relação à água, o governador provincial disse que a sede da provínciabeneficiou recentemente de um projecto de âmbito nacional que vaipermitir a instalação de mais de 19 mil ligações domiciliárias de água em 24bairros, num total de 150 quilómetros. A primeira fase já abrange milhares de habitantes.
Nos municípios da província vão sermelhorados e ampliados ossistemas de abastecimento de água e abertos ovos furosartesianos nas aldeias para se ultrapassarem dificuldades que apopulação enfrenta.

Formação de quadros

O governador Pomboloavançou que, para a província do Uíge,o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) reservavários projectos de impacto social eeconómicos que devem ser desenvolvidos de forma paulatina para o bem-estar dapopulação.Dentro deste plano, o mais alto responsável provincial anunciou que está programada a melhoria daqualidade de formação dos quadros médios e superiores da província do Uíge. Além disso, Pombolo salientou que se prevê dar arranque acursos superiores de Engenharia e Medicina e reforçar a construção deinfra-estruturas sociais, transformação da agricultura desubsistência em mecanizada e incentivar o surgimento de pequenas e médias indústrias.

Tempo

Multimédia