Províncias

Natal antecipado para crianças do Uíge

Valter Gomes | Uíge

A Fundação Lwini distribuiu brinquedos e merendas a mais de 500 crianças da província do Uíge, numa antecipação da quadra festiva. Os brindes foram entregues pela curadora da organização, Eufrazina Mayato, em representação da presidente da fundação, Ana Paula dos Santos.

Crianças da província manifestaram satisfação pela iniciativa da Fundação Lwini
Fotografia: Jornal de Angola

Animadas, as crianças ouviram música, dançaram e declamaram poesia. A sala do Cine Ginásio foi decorada com muitos balões, árvores de Natal, dísticos com mensagens de “Feliz Natal” e “Ano Novo Próspero”, exposições culturais e educativas, demonstração de um parque e um circo para a educação das crianças.
A festa serviu também para as crianças desenvolverem as suas habilidades e capacidades criativas, mostrando aos adultos o que cada uma sabe e pode fazer.
 Numa mensagem, a pequena Maria José Inácio afirmou, em nome de todas as crianças, a satisfação pela iniciativa da Fundação Lwini em escolher os mais pequenos da província do Uíge para lhes proporcionar, antecipadamente, um Natal feliz.
“Estamos bastante satisfeitas, porque esta festa demonstra a preocupação da Fundação Lwini na solução dos nossos problemas, tendo em conta o cumprimento dos 11 compromissos da criança estabelecidos pelo Executivo”, realçou.
Maria José Inácio reconheceu as acções do Executivo na resolução dos vários problemas que ainda afligem as crianças e solicitou a construção de um clube infantil, para a ocupação dos tempos livres. A curadora da fundação, Eufrazina Mayato, afirmou que a organização proporcionou um momento ímpar e de muito carinho para com as crianças, ao mesmo tempo que pediu mais empenho a todas as forças vivas da Nação, na criação de um ambiente confortável e animado às crianças, dando-lhes os direitos que lhes pertencem para o seu bem-estar.
O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, agradeceu à Fundação Lwini pela escolha da província para acolher o evento e valorizou o apoio e solidariedade que a referida organização não-governamental presta à província, sobretudo em relação às obras de ampliação e modernização do Centro Ortopédico do Negage, lançamento do projecto “Passos Seguros” e agora na realização deste Natal antecipado.
“Por orientações expressas superiormente, o Uíge está cumprir os 11 compromissos da criança, dinamizando um conjunto de iniciativa sociais que visam defender e proteger a criança.
 Queremos que este carinho de solidariedade seja contínuo e que outras organizações não-governamentais sigam o exemplo da Fundação Lwini”, apelou.

Tempo

Multimédia