Províncias

Nova escola para as crianças da vila do Henda

Uma escola com cinco salas e destinada às crianças da localidade do Henda, nos arredores da cidade do Uíge, foi inaugurada no sábado.

Uma escola com cinco salas e destinada às crianças da localidade do Henda, nos arredores da cidade do Uíge, foi inaugurada no sábado.
Com capacidade para albergar 350 alunos, em dois turnos, a escola, cujas obras duraram nove meses, possui ainda uma directoria e duas casas de banho.
 O primeiro secretário municipal do Uíge do MPLA, António Vitorino, disse, no acto de inauguração, que “tem sido hábito quando o Governo constrói uma infra-estrutura aparecerem pessoas que riscam as paredes, escrevendo palavras obscenas que não dignificam a sociedade. Uma escola com esses escritos perde o seu carácter”.
O soba local, Bernardo Kunga, frisou que está resolvido mais um problema, pois as crianças vão poder aprender a ler e escrever, sem ter de percorrer longas distâncias.
Bernardo Kunga defendeu a necessidade da instalação de uma escola do I ciclo, para permitir a continuidade dos estudos dos alunos, visto que, após o ensino primário, são obrigados a percorrer sete quilómetros, até à capital da província.
O director da escola do Henda, Simão da Silva, deu a conhecer que frequentaram o presente ano lectivo 197 alunos, da iniciação à 6ª classe, orientados por nove professores, defendendo a necessidade de mais dois docentes, para cobrir as vagas existentes. Presenciaram o acto membros do comité municipal do MPLA, da JMPLA e da OMA.

Tempo

Multimédia