Províncias

Novos enfermeiros receberam diplomas

Nicodemos Paulo | Uíge

Um grupo de 115 jovens, que concluiu o curso de enfermagem geral do Instituto Médio de Saúde do Uíge, recebeu os seus certificados de habilitações.

Um grupo de 115 jovens, que concluiu o curso de enfermagem geral do Instituto Médio de Saúde do Uíge, recebeu os seus certificados de habilitações. O director-geral do Instituto Médio de Saúde do Uíge, Mateus Lopes, afirmou que a formação de quadros vai ajudar a suprir as necessidades do sector da Saúde na província, principalmente nas regiões mais recônditas, onde ainda se faz sentir a falta de enfermeiros.
“Com estes enfermeiros os hospitais vão estar melhor servidos”, afirmou Mateus Lopes, tendo referido que a falta de uma biblioteca, laboratórios e meios de transporte para apoiar os alunos nos trabalhos de campo dificultar o bom desempenho dos formandos.
Mateus Lopes pediu ao Governo Provincial a colaborar ainda mais com a instituição, com vista à formação de jovens capazes. E defendeu a melhoria dos salários dos técnicos de saúde, tendo em conta as assimetrias existentes entre os ordenados dos professores em relação aos dos enfermeiros e médicos.
O director provincial da Saúde, Benji Moço Henriques, que presidiu à cerimónia de entrega de diplomas aos novos enfermeiros, afirmou que o processo de municipalização dos serviços de saúde está a dotar os municípios de meios técnicos importantes.
O factor humano é preponderante para a melhoria da assistência sanitária, uma vez que a boa prestação dos profissionais de saúde é fundamental para que se tenham bons hospitais. O Instituto Médio de Saúde do Uígejá formoumais de 500 enfermeiros.

Tempo

Multimédia