Províncias

Ordenamento do Território em seminário

Joaquim Júnior| Uíge

Administradores municipais e directores provinciais de diferentes sectores da província do Uíge participaram, nos dias 16 e 17 de Dezembro, num seminário sobre Ordenamento do Território.

A acção formativa foi uma iniciativa do Ministério do Urbanismo e Habitação, com vista à recolha de informações junto das entidades locais, governador e vice-governadores, administradores municipais, directores provinciais e população em geral, através de entrevistas e guias de recolha de informações. Vânia Leão, técnica da SINFIC, empresa contratada para a realização do trabalho, disse que o projecto de recolha de informações em todas as províncias do país vai culminar com a produção de um relatório sobre o estado do Ordenamento do Território Nacional.
“É oportuno o conhecimento actual de vários aspectos, como a estrutura geográfica, económica, urbana, ambiente, equipamentos de utilização colectiva, mobilidade, transportes e redes de infra-estruturas, que são actividades que envolvem todos os níveis de actuação nacional, provincial, municipal e das comunidades rurais, que estão a ser desenvolvidos com base num processo participativo”, explicou.
Vânia Leão informou que, no Uíge, o seminário forneceu um conjunto de conhecimentos amplos sobre as características da província.

Sangue

Efectivos da região militar norte doaram  sangue à secção de hemoterapia do Hospital Provincial do Uíge. Em declarações à imprensa, no final da doação, o capitão António Francisco Paulo disse que a iniciativa vai permitir apoiar doentes que precisam de transfusão de sangue para recuperarem a saúde e continuarem a viver. “Sabemos a dificuldade que há. Estamos conscientes que dar sangue é salvar vidas e, por isso, viemos dar o nosso contributo”.

Tempo

Multimédia