Províncias

Papel da mulher rural destacada na província

A directora provincial da Família e Promoção da Mulher no Uige, Catarina Pedro Domingos, destacou em Sanza Pombo o papel da mulher rural na produção de produtos do campo, que servem de sustento a muitas famílias.

Muitas mulheres estão empenhadas no trabalho do campo para garantir sustento à famíla
Fotografia: Jornal de Angola

A Catarina Domingos falava na Feira da Mulher Rural, no município de Sanza Pombo.  Destacou que a maior parte das mulheres tem feito tudo para manter a economia de uma Nação, empenhando-se no trabalho agrícola, para o combate à fome.
“A mulher consta do programa do Executivo como prioridade, visto que mesmo a nível do mundo a mulher é reconhecida como grande produtora de bens do campo”, disse a directora provincial da Família e Promoção da Mulher .
Catarina Pero Domingos informou que o Executivo já identificou as áreas prioritárias para apoiar a mulher rural, no que diz respeito à instrução, vias de acesso, assistência sanitária e o combate ao analfabetismo.
Enalteceu o esforço e o contributo da mulher rural em prol do saneamento básico das comunidades, erradicação dos focos de lixo, que têm sido fontes de transmissão de doenças às crianças e idosos.
O acto provincial decorreu sob o lema “promover a mulher rural no desenvolvimento recreativo e agrícola”. O município de Sanza Pombo, 155 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, tem uma população de 10.420 habitantes, maioritariamente camponeses.

Tempo

Multimédia