Províncias

Parque infantil abre no Songo

Joaquim Júnior| Uíge

O parque infantil em construção na vila municipal do Songo, província do Uíge, vai abrir em breve, anunciou a administradora local, Adelina Pinto.

Parque infantil
Fotografia: Jaimagens

O parque infantil vai dispor de uma área vasta, onde estão a ser aplicados jardins, cadeiras, torneiras, baloiços e painéis lúdicos. Conta ainda com casinhas, escorregas, túneis, estruturas de escalada, jogos de mola, labirintos, estruturas lúdicas e outros equipamentos de diversão. As crianças e os adultos vão encontrar no jardim um espaço reservado à leitura.
Adelina Pinto considerou ser importante a construção do parque infantil, pois vai permitir que as crianças do município encontrem o sítio ideal para poderem brincar e elevar o seu nível de desenvolvimento mental. A administração municipal está empenhada na criação de zonas verdes para garantir um ambiente sadio aos munícipes.
Os dois centros infantis comunitários, que funcionam no município do Songo, um na sede e outro na aldeia da Quibala, estão a contribuir para a boa educação e desenvolvimento das crianças, com os seus jardins-de-infância e creches, bem como um programa de educação pré-escolar.
A província do Uíge, com 16 municípios, tinha, antes do conflito armado, jardins em todas as sedes municipais e comunais.
Todos ficaram destruídos durante a guerra, incluindo instalações completas de sedes administrativas, como a do Bungo, dinamitada pela então rebelião armada, fazendo com que muitos cidadãos ficassem sem processos de registo de nascimento e outros documentos.

Tempo

Multimédia