Províncias

Pedido empenho dos novos quadros

Valter Gomes | Uíge

O governador provincial do Uíge solicitou quinta-feira aos novos responsáveis um maior envolvimento nas acções que estão a ser desenvolvidas a nível da província, com vista à melhoria das condições de vida das populações. 

Província necessita de quadros com vontade de trabalhar e que saibam definir prioridades em função dos vários problemas
Fotografia: Mavitidi

Paulo Pombolo falava no acto de tomada de posse dos novos directores provinciais, administradores municipais e quadros do Governo Provincial e afirmou que cada um na sua área de trabalho deve dar o seu contributo com vista a desenvolver a região.“Precisamos de quadros com vontade de trabalhar e que saibam definir prioridades, para que depois seja feita uma avaliação positiva em relação à resolução dos vários problemas que afectam a vida das populações”, disse o governador.
Paulo Pombolo recomendou ao novo administrador municipal de Sanza Pombo maior engajamento e trabalho para que o município regresse aos tempos em que foi considerado um pólo industrial por congregar muitos investidores privados e com várias iniciativas nos domínios económicos.
Em relação ao município de Ambuíla, o governador provincial referiu que, apesar de nos últimos anos a localidade conhecer avanços significativos, o novo administrador municipal deve empregar maior dinamismo para que rapidamente sejam resolvidos os problemas sociais mais candentes que a população enfrenta. No sector da Energia e Águas, espera-se um maior engajamento e empenho permanente dos técnicos em serviço, por ser uma das áreas mais solicitadas.
O Governo Provincial está preocupado com a actual situação e há necessidade de se alterar o quadro relativamente à falta de água em alguns bairros periféricos da cidade do Uíge e é por isso necessário um acompanhamento rigoroso do projecto em curso, que consiste na instalação de 120 quilómetros de uma nova tubagem da rede de distribuição de água canalizada, na cidade e bairros.

Indústria incipiente

O governador provincial do Uíge considerou incipiente o sector da Indústria na província, pois é preciso que haja investidores e operadores económicos com capacidade suficiente para o seu desenvolvimento.
“Pretendemos potenciar a nossa indústria, principalmente a transformadora. Precisamos de dinamizar esta área, uma vez que a província produz matérias-primas suficientes para alimentar o sector em causa. Vamos dar sequência ao conjunto de acções que foram agendadas neste sector, sobretudo em relação ao desenvolvimento do Pólo Industrial do Negage”, disse.
Paulo Pombolo referiu que o Governo Provincial estruturou o Pólo Industrial do Negage e distribuiu certificados a 14 empresas que se manifestaram interessadas em investir no local, mas referiu que até ao momento os requerentes não avançam com os projectos apresentados. O governador provincial alertou que o processo de remodelação das Direcções Provinciais e Administrações Municipais vai ser contínuo para conferir nova dinâmica ao processo de desenvolvimento da província. “Há várias Direcções Provinciais que patinam e não ajudam na concretização do Plano Provincial de Desenvolvimento”, sustentou.
Durante o acto, tomaram posse os novos directores provinciais da Energia e Águas, Mendes Domingos, da Indústria e Geologia e Minas, Baptista Bunga, os administradores municipais do Ambuíla e de Sanza Pombo, José Baptista António e Faustino Lopes Melo. Alguns chefes de Departamentos e de Secções para os diversos sectores de funcionamento do Governo Provincial do Uíge também foram empossados.

Tempo

Multimédia