Províncias

Pessoas carenciadas beneficiam de apoio

Valter Gomes | Quitexe

Um total de quatro mil pessoas vulneráveis, residentes nas localidades de Catulo e Cawanga, município do Quitexe, na província do Uíge, está a ser assistida com instrumentos agrícolas, como enxadas, catanas, limas e machados.

Governador entregou material diverso a camponeses
Fotografia: Silvino Fortunato | Edições Novembro

A assistência do Governo Provincial, no âmbito dos programas de acção social do Executivo, inclui  roupa, calçado, cobertores, utensílios de cozinha, electrodomésticos, detergentes e alimentos, para minimizar a carência que algumas populações da região enfrentam.
O governador Pinda Simão, que fez a entrega simbólica dos bens, reconheceu que a doação ainda é insuficiente  para acudir a todas as necessidades dos habitantes das  localidades.
Segundo o governador, equipas técnicas estão a realizar visitas às comunidades para determinarem as condições em que as populações vivem e verem de perto as principais dificuldades, para que se possam encontrar soluções.
“Achamos serem poucos os instrumentos agrícolas, mas acreditamos que vão reduzir a carência de algumas famílias. Muitos habitantes têm força e vontade de trabalhar, mas carecem de instrumentos para a produção”, frisou o governador, que explicou que o sector da agricultura na província está a conhecer avanços significativos nos últimos anos, a julgar pelas grandes quantidades de produtos agrícolas expostos ao longo das estradas.
“Mesmo sem ir ao mercado é possível adquirir quase tudo nas estradas, o que demonstra o envolvimento da população na produção agrícola”, acrescentou Pinda Simão, que  anunciou que o Governo contactou uma empresa privada, ligada à gestão de terras aráveis, com o propósito de apoiar a produção e o aumento da produtividade. “Vamos também interceder junto dos bancos, a fim de se acelerar o processo da atribuição de créditos”, disse  Pinda Simão.

Tempo

Multimédia