Províncias

Promessas feitas são para cumprir

Nicodemos Paulo| Uíge

O governador do Uíge reconheceu os progressos registados nos domínios social e económico que contribuíram para a melhoria das condições de vida das populações durante este ano.

Paulo Pombolo promete continuar a incrementar projectos sociais de modo a transformar o Uíge numa província robusta economicamente
Fotografia: Filipe Botelho

O governador do Uíge reconheceu os progressos registados nos domínios social e económico que contribuíram para a melhoria das condições de vida das populações durante este ano.
Paulo Pombolo destacou a reabilitação da pista do aeroporto provincial, do Palácio da Justiça, a Escola Pré-niversitária do Uíge, o antigo Palácio do Governo Provincial e o início das obras de construção de mais de quatro mil habitações na centralidade do Quilomosso, no município do Uíge.
No sector da Educação, o governador reconheceu que houve grandes progressos, com a conclusão de 160 novas escolas em toda a província, edificados no âmbito do programa de combate à pobreza. Acrescentou que neste momento estão em fase de conclusão 11 escolas localizadas na cidade do Uíge, facto que, referiu, vai assegurar o processo de melhoria das condições do ensino e aprendizagem no próximo ano lectivo.
Na província está também em fase de conclusão a primeira fase do projecto de construção da  cidade universitária, com a universidade Kimpa Vita, que compreende dois edifícios com capacidade para mais de seis mil alunos.
Localizada no bairro Condo e Benze, município do Uíge, as infra-estruturas construídas numa área de 1.500 hectares vão acolher as Faculdades de Direito e de Economia, incluindo a Escola Superior Politécnica. A nova infra-estrutura da Universidade Kimpav Vita tem 30 salas, cinco laboratórios, entre os quais os de Química e de Física, duas salas de informática com acesso à Internet, cada uma delas com capacidade para 150 pessoas, nove anfiteatros, áreas administrativas e de serviços gerais, um campo de futebol e um pavilhão polidesportivo.
No sector da Saúde, referiu Paulo Pombolo, o Hospital Central do Uíge entrou em obras de reabilitação para melhorar os serviços de assistência médica e medicamentosa às populações da província. As obras de construção do novo Hospital Municipal do Uíge, localizado no bairro Candombe, entraram na sua fase conclusiva. Em 2012, várias infra-estruturas hospitalares foram erguidas em diferentes localidades da província.
No que diz respeito à agricultura, a província conheceu avanços significativos com a entrada em funcionamento do complexo Agro-industrial do Negage e a distribuição de meios de transporte para apoio ao desenvolvimento rural. O governador da província destacou a entrada em funcionamento de uma fábrica de tijolos.
“Esta dinâmica de crescimento e da vitalidade da nossa província vai continuar no próximo ano e os projectos de impacto social vão ser desenvolvidos, porque queremos transformar o Uíge numa província robusta, economicamente, para responder aos anseios da população”, disse o governador Paulo Pombolo.

Tempo

Multimédia