Províncias

Província ganha uma nova escola

Joaquim Júnior| Uíge

Alunos do ensino primário e docentes da escola de formação de professores “Cor Mariae”, na província do Uíge, têm melhores condições de apredizagem e de trabalho, com a inauguração de um novo edifício.

A construção da escola, com 12 salas com capacidade total para 1.800 alunos e vários serviços de apoio, como gabitenes e salas de reuniões, foi financiada pela Direcção Provincial da Educação.
 O governador provincial, Paulo Pombolo, disse na inauguração que a construção da escola se  enquadra no programa desenvolvido pelas autoridades locais de criação  construção de mais de 120 salas para o município do Uíge.
Apesar das dificuldades financeiras, salientou o governador, espera-se que pelo menos 70 salas estejam concluídas e entregues às comunidades até ao terceiro trimestre deste ano.
 Em fase avançada, afirmou, está as construções das escolas da Igreja Messiânica, no bairro Papelão, no Tange e no Candombe Novo.  O bispo da Diocese do Uíge referiu que as políticas e projectos do Governo Provincial de construção de escolas e aumento do número de salas de aulas têm contribuído para a formação de cada vez mais crianças e jovens da província.
 D.Emilio Sumbelo salientou que “ o professor tem de perceber que está a formar futuros quadros que vão contribuir para o desenvolvimento do país”. Esta tarefa, disse, exige do professor grande empenho, dedicação e amor às crianças.

Tempo

Multimédia