Províncias

Reforçada reserva de sangue

Valter Gomes | Uíge

Um grupo de 61 jovens afectos ao Conselho Provincial da Juventude  (CPJ) doou no final de semana, à hemoterapia do Hospital Geral do Uíge, mais de 30 litros de sangue.


O acto de solidariedade decorreu no âmbito da parceria entre o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a organização não governamental Search for Common Ground, com o objectivo de garantir uma maior participação dos jovens na resolução de conflitos e buscar o entendimento comum sobre vários problemas que afectam a juventude.
O director clínico do Hospital Geral do Uíge , David Diavanza, disse que os jovens apareceram no momento certo,  porque o banco de sangue já se encontrava vazio.
Referiu que, diariamente, a área de hemoterapia atende mais de 50 transfusões feitas em crianças que padecem de malária e  em vítimas de acidentes de viação. “Estamos satisfeitos com este gesto e queremos que outras organizações estendam também a sua mão solidária, para salvarmos a vida de mais pessoas necessitadas de sangue”, disse.
 O médico acrescentou que a maior unidade hospitalar da província do Uíge regista, nos últimos dias, a entrada de muitos doentes com malária grave e anemia, bem como vários feridos por acidentes de viação, que necessitam de sangue para sobreviverem.
O assessor de direcção do CNJ, Samuel Correia Victor, que coordenou a actividade, encorajou os jovens da província a continuarem a ter o mesmo espírito solidário, humanismo, compreensão, irmandade e partilha, sem distinção de raça, cor, religião ou filiação partidária.
“Este projecto de solidariedade e partilha de ideias deve continuar e ser extensivo à todos os municípios da província do Uíge. Por isso, recomendo que haja maior unidade, coesão, espírito de irmandade, respeito, humildade e compreensão de todos”, disse.

Tempo

Multimédia