Províncias

Regedor do Alto Sundi confiante no progresso

O regedor de Kikumba Kongo reconheceu sábado que a região do Alto Sundi, município do Belize, está em franco desenvolvimento, com a realização de diversas obras de impacto social, incluindo água potável e energia eléctrica.

Mais escolas em construção na região para permitir o acesso de mais alunos no ensino
Fotografia: Eunice Suzana | Uíge

No final da visita do secretário do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Francisco Simão Helena, o regedor Abreu Timóteo Lutumbo disse que muita coisa mudou na sua área de jurisdição, recordando que antigamente não havia postos médicos, água potável, energia eléctrica, residência do regedor e boas escolas, mas agora já se nota evolução.
Depois da asfaltagem dos 84 quilómetros da estrada que liga as localidades de  Caio Guembo e de Bulo, disse, a população vai ter muitos benefícios, com a livre circulação de pessoas e bens, facilitando aos camponeses escoar os seus produtos do campo para a sede do município e para a cidade de Cabinda.O regedor de Caio Guembo, António Gimbi, admitiu que com a realização de vários projectos, o Alto Sundi está a dar passos rumo ao desenvolvimento, porque agora assiste-se a uma evolução das infra-estruturas e melhoria da qualidade de vida das populações.
Numa primeira fase, na aldeia de Kikumba Kongo, centro do Alto Sundi, foi construída uma escola primária com seis salas, uma escola do segundo ciclo, com o mesmo número, uma casa de regedor e um centro médico.
Na mesma aldeia foi ainda construída uma casa geminada do tipo T3 para enfermeiros e médicos, uma casa T3 para professores, um jango comunitário, uma esquadra da Polícia Nacional e um posto da Polícia de Guarda Fronteira.
Para a segunda fase do projecto de desenvolvimento do Alto Sundi, iniciado em Maio, o Governo prevê construir as residências dos comandantes da Polícia de Guarda Fronteira e da Polícia Nacional. A­lém destas obras, a localidade já tem disponíveis os sistemas de a­bastecimento de energia e águas.

Tempo

Multimédia