Províncias

Sanza Pombo perspectiva boa colheita

Valter Gomes | Sanza Pombo

Os camponeses organizados em cooperativas e associações agropecuárias, no município de Sanza Pombo, no Uíge, prevêem colher mais de 600 mil toneladas de produtos alimentares no final da presente época agrícola, disse ontem o chefe da Estação local de Desenvolvimento Agrário (EDA).

Mercado recebe bens agrícolas diversos
Fotografia: Eduardo Pedro

Alberto Gomes disse ao Jornal de Angola que os camponeses da localidade cultivaram, entre outros produtos, arroz, amendoim, mandioca, batata-doce, milho, feijão e abóbora, num espaço de 3.500 hectares de terra.
Com o acompanhamento técnico dos técnicos da EDA de Sanza Pemba, os produtos estão a desenvolver de forma positiva, dai a certeza de Alberto Gomes numa boa colheita.
O chefe da EDA de Sanza Pombo acrescentou que os trabalhos de lavoura são desenvolvidos por quatro cooperativas agro-pecuárias e 65 associações de camponeses, além de alguns agricultores individuais. Alberto Gomes disse que os camponeses da localidade apostam no aumento da produção para contribuírem da melhor maneira possível no combate à fome e à pobreza nas famílias, acelerando o processo de diversificação da economia local.
Na última época agrícola, aquela parcela do Uíge colheu 575 mil toneladas de produtos diversos. Para alcançar boas colheitas, o responsável pediu mais financiamentos para a aquisição de equipamentos como motobombas, motosserras, tractores com alfaias e sementes.
Disse que o crédito agrícola  ajuda os agricultores a desenvolverem melhor a actividade, visto que sem dinheiro não é possível adquirir equipamentos técnicos para o fomento agrícola. “Temos boa previsão de colheita, mas carecemos de viaturas para escoarmos os produtos”, refere.
O administrador municipal de Sanza Pombo, Baptista Bunga, encorajou os camponeses no sentido de continuarem a trabalhar no aumento da produção de alimentos. Considerou Sanza Pombo como um bastião estratégico da produção de alimentos na província, sobretudo em relação ao arroz, milho, feijão e ginguba. Por isso, assegurou que a administração continua a direccionar apoios aos camponeses.
Localizado a 155 quilómetros da cidade do Uíge, o município de Sanza Pombo é composto pelas comunas de Alfândega, Caiongo e Uamba. Tem 224 aldeias e uma população estimada em mais de 300 mil habitantes.

Tempo

Multimédia