Províncias

Sector da Energia e Águas regista melhorias

Joaquim Júnior | Uíge

O sector de Energia e Águas na província do Uíge pode melhorar nos próximos dias, depois da conclusão dos trabalhos de instalação da central hídrica do Luquixe 2 e de construção de novos sistemas de captação e tratamento de água.

Estão em curso acções de expansão da rede eléctrica da cidade do Uíge e arredores
Fotografia: Mavitidi Mulaza | Uíge

Durante a III Sessão Extraordinária do Governo Provincial do Uíge, orientada pelo governador Paulo Pombolo, na qual foram avaliados os projectos socioeconómicos inseridos no Plano Provincial de Desenvolvimento, os participantes, directores provinciais, administradores municipais e responsáveis dos órgãos de justiça e segurança consideraram positiva a execução das obras de expansão da rede eléctrica de média e alta tensão, na cidade do Uíge e bairros periféricos.
Os membros do Governo foram informados de que as obras de construção da central hídrica do Luquixe-2 e a instalação de uma nova subestação vão reforçar o fornecimento de energia eléctrica nos bairros Bem-Vindo, Paco e Benz, Quilala, Catapa, Caquiuia, Quindenuco, Quituma, Candombe Velho, Gigí, Quijima, Quimacungo, Popular e Mbemba Ngango.
Na reunião soube-se que nas localidades referenciadas já foram implantados 359 postes de média e 2.113 de baixa tensão. Paulo Pombolo avançou que o projecto de electrificação da cidade do Uíge, financiado pelo Banco Mundial, já permitiu o aumento da capacidade do fornecimento de energia eléctrica, de 20 para 40 Megawattes.
Referiu que com o mesmo financiamento estão a ser feitas novas ligações domiciliárias, além da instalação de postes de iluminação pública em várias zonas onde não havia energia eléctrica.
“A conclusão das obras vai trazer grandes melhorias na vida das populações e esperamos ver reduzidos os constantes cortes de energia registados nos últimos dias”, disse o governador.
Paulo Pombolo pediu maior empenho e eficácia aos técnicos da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), responsável pela gestão da rede e manutenção dos equipamentos, com vista à regularização do fornecimento normal de energia na cidade do Uíge e arredores.
O governador disse que estão a ser executados na província 71 projectos de construção de sistemas de abastecimento de água, em diversas localidades, além dos 23 pequenos sistemas já concluídos e que aguardam por inauguração.
Questões ligadas à actualização das categorias dos professores, construção de salas de aulas, melhoria da imagem da cidade do Uíge, acções em curso para abertura do mercado fronteiriço de Quimbata mereceram a atenção dos participantes à III Reunião Extraordinária do Governo Provincial do Uíge.

Tempo

Multimédia