Províncias

Sector da Saúde carece de reforço

Walter Gomes | Uíge

A melhoria do funcionamento das diversas unidades sanitárias da cidade Uíge e arredores, com o reforço de equipas médicas e medicamentos, é uma das principais recomendações da primeira sessão do Conselho de Concertação e Auscultação Social, realizada esta semana.

No encontro, orientado pelo go­vernador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, as administrações municipais receberam o­rientações para reforçar a fiscalização do funcionamento dos postos médicos, centros de saúde e hospitais.
Sobre os cuidados primários de saúde nas comunidades, o fórum recomendou a realização contínua de campanhas de esclarecimento e distribuição de mosquiteiros impregnados, aumento do número de médicos e enfermeiros nos hospitais municipais, centros e postos de saúde, bem como a continuação da desinfestação e pulverização de charcos e em locais de maior concentração de mosquitos.
Os membros do Conselho de Concertação e Auscultação Social consideraram “controlada e estável” a situação da cólera na província, mas recomendaram aos responsáveis da saúde a continuação de acções de esclarecimento das populações sobre as formas de prevenção da doença.
A situação social da província também esteve em análise.

Tempo

Multimédia