Províncias

Sede do município está bem iluminada

Valter Gomes | Songo

Mais de 13 mil habitantes da sede municipal do Songo, na província do Uíge, beneficiam, desde o princípio do ano, de energia eléctrica, fruto da instalação de um grupo gerador de 700 KVA, revelou ontem a administradora municipal.

Adelina Figueiredo Pinto, que fazia um balanço das actividades em torno dos 92 anos da fundação da vila do Songo, assinalados a 27 de Julho, disse que o novo grupo gerador oferece maior potência e capacidade que o anterior, tendo permitido realizar milhares de ligações domiciliárias e garantir a iluminação pública na vila municipal.
Em 2013, depois da avaria do antigo gerador de 600 KVA que abastecia a vila, a Administração Municipal adquiriu 13 geradores de média capacidade, para assegurar o funcionamento de algumas instituições públicas, como unidades sanitárias, escolas, lojas de registo e outros serviços. Para sustentar o funcionamento adequado e regular desses equipamentos, a administração comprava e distribuía diariamente o combustível, disse Adelina Figueiredo.
A administração está a desenvolver um trabalho de extensão das ligações domiciliárias e de colocação de mais postes de iluminação pública. O sector de Saúde também alcançou bons resultados. Antes de 2002, Songo tinha apenas dois postos de saúde e actualmente está com 23 unidades sanitárias, entre centros e postos de saúde, e um Hospital Municipal.

Tempo

Multimédia