Províncias

Serviços primários de saúde no centro das prioridades

Joaquim Júnior | Uíge

 A nova directora provincial da saúde no Uíge definiu como prioridades a melhoria da assistência dos serviços primários e a reorganização do sistema na região.

Luísa Cambuta, empossada esta semana pelo governador Paulo Pombolo, disse ser necessário, em primeira instância, trabalhar na identificação dos principais problemas que afligem o sector, para depois definir as estratégias de actuação que vão ajudar a desenvolver a província neste domínio.
“Vamos trabalhar na reorganização do sistema de saúde, redobrar os esforços no que concerne a promoção da saúde pública e na previsão das doenças.
Queremos também melhorar a assistência nos serviços primários de saúde”, disse. Justino Domingos, empossado no cargo de director provincial da Administração Pública Trabalho e Segurança Social , disse que vai defender o programa aprovado pelo Executivo sobre a formação dos agentes administrativos e no aumento do número de jovens a frequentarem cursos de formação profissional. O governador conferiu também posse ao seu assessor para a Área de Apoio e Controlo às Administrações Municipais e Comunais, Malaquias Mateus Gouveia, à administradora municipal adjunta do Dange-Quitexe, Maria Odeth Ferreira Pinto, aos administradores comunais e adjuntos para as localidades de Wamba (Sanza Pombo), Icoca (Quimbele), Buenga-Sul (Buengas) e Dimuca (Negage).
Também tomaram posse chefes de departamento e secção colocados nas direcções provinciais do Governo Provincial do Uíge.“Temos uma directora nova na Saúde que se manifestou disponível para contribuir na solução dos problemas do sector. Por isso, queremos pedir aos membros do governo local, aos funcionários do sector, médicos, enfermeiros e demais trabalhadores colocados nas diversas unidades sanitárias o total apoio para que a nova responsável possa efectuar um trabalho condigno”, apelou Paulo Pombolo.

Tempo

Multimédia