Províncias

Sistema de água inaugurado no Uíge

Nicodemos Paulo |Uíge

Mais de quatro mil moradores do bairro Quindenuco, no município do Uíge, beneficiam, desde terça-feira, de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água.

O projecto, implementado pela organização não governamental Acção Angolana de Apoio às Verdadeiras Viúvas (ANGOAVI), ficou orçado em 103.088 dólares, financiados pela embaixada japonesa em Angola.  O embaixador do Japão em Angola, Kuniaki Ito, que entregou o empreendimento à Administração Municipal do Uíge, disse esperar que o novo sistema contribua na redução de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria, assim como encurtar a distância da população na busca de água.
O diplomata garantiu que o seu país vai continuar a apoiar projectos de desenvolvimento comunitário em Angola, e na província do Uíge  em particular, com o objectivo de desenvolver as vilas e aldeias, melhorar o saneamento do meio. “Estamos a construir escolas primárias, centros de saúde e apoiamos os trabalhos de desminagem”, disse Kuniaki Ito, que acrescentou: “Estamos satisfeitos, porque este pequeno projecto  beneficia  4.300 moradores nesta localidade”, disse o diplomata, para quem a acção é também um contributo ao programa “Água para Todos”.
O director provincial de Energia e Águas, Mendes Domingos, destacou a parceria do Governo japonês na implementação de vários projectos em benefício das populações .

Tempo

Multimédia