Províncias

Sistema sanitário do Uíge melhora serviço ao público

O sector de Saúde no município do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, cresceu este ano, com a construção de 31 unidades sanitárias em várias localidades da região e a contratação de 40 novos enfermeiros juntando-se aos 69 já existentes.

Os dados foram revelados à Angop pela administradora municipal, Adelina Pinto, a propósito do balanço das acções realizadas durante o ano, referindo que dos 31 postos médicos do município, 21 estão em funcionamento e dez outros em construção, obras inseridas no quadro do programa de combate à pobreza, e municipalização dos serviços de saúde.
“Até Dezembro de 2012, o município contava com 12 postos de saúde em funcionamento incluindo um centro de saúde comunal e um hospital municipal. Hoje, a rede sanitária é tem 21 unidades em acção e estão em construção outras dez em igual número de aldeias”, disse. Adelina Pinto assegurou que foram melhoradas as condições de alojamento dos médicos com a construção e reabilitação de quatro casas, melhorou a distribuição de água potável e energia eléctrica no hospital municipal e centro médico comunal de Quivuenga, com a construção de um tanque com a capacidade para 40.000 litros e a aquisição de um novo gerador. Em relação à transferência de doentes das aldeias para o hospital municipal e provincial, foram adquiridas duas ambulâncias.

Contrato de saneamento básico

“O saneamento básico foi acautelado com a contratação de uma empresa especializada e que tem tornado o Songo numa vila limpa. No ano de 2014, as atenções vão estar viradas para a conclusão das obras em curso, o melhoramento dos serviços e formação de quadros”, informou a administradora do Songo.No próximo ano, a Administração Municipal vai continuar a construir centros de saúde nas localidades onde não existem unidades sanitárias, um banco de sangue e a conclusão das obras da pediatria do hospital municipal.
O Município do Songo faz parte da Província do Uíge, tem  2.800 quilómetros quadrados e uma população de 44 mil habitantes.

Tempo

Multimédia