Províncias

Uíge acolhe em Julho nova edição da feira agropecuária e industrial

Armando Estrela|

A terceira edição da Feira A­gro­pecuária e Industrial de Angola realiza-se, de 1 a 7 de Julho próximo, na Praça da Independên­cia da cidade do Uíge.

Organização promove também um fórum de oportunidades de negócios e investimentos com a participação de governantes e empresários
Fotografia: DR

A terceira edição da Feira A­gro­pecuária e Industrial de Angola realiza-se, de 1 a 7 de Julho próximo, na Praça da Independên­cia da cidade do Uíge.
A feira, uma organização do governo provincial em parceira com a Feira Internacional de Luanda (FI­L), que se realiza no âmbito das comemorações do 95º aniversário da cidade, vai ter como lema “Uíge - Renascer para o Desenvolvimento”.
Uma nota de imprensa da FIL refere que o evento tem como objectivo relançar a economia da província do Uíge e criar uma oportunidade para atrair investidores, através da divulgação das potencialidades existentes.
A província do Uíje possui poten­cial em matéria de agro-pecuária, turismo e comércio, que as autoridades locais pretendem ver exploradas, servindo o evento para promover o estabelecimento de parcerias entre empresas locais e nacionais ou estrangeiras.
Perspectiva-se ainda, com o evento, identificar e envolver actores públicos e privados que, de forma directa ou indirecta, impulsionam a implementação do plano estratégico de desenvolvimento do Uíge e, também, o engajamento de todas as forças da sociedade civil no crescimento económico da província, dando-se visibilidade às potencialidades e oportunidades de negócios que a região oferece, com vista a atrair potenciais investidores nacionais e estrangeiros. A organização conta reunir nesta edição, numa área bruta de 11 hectares, 400 expositores dos sectores da banca, telecomunicações, agropecuária, cultura, áreas de inovação e indústria transformadora. As administrações municipais também vão apresentar as suas potencialidades com a exposição de animais, máquinas e uma praça de alimentação. />Mais de 100 mil visitantes são esperados na sede provincial do Uíge e um número considerável de convidados são aguardados para participar no Fórum Provincial de Oportunidades de Negócios e Investimentos, a realizar-se nos dias 4 e 5 de Julho, no Grande Hotel Uíge. As grandes linhas do desenvolvimento agropecuário de Angola e sua incidência no desenvolvimento do Uíge, a problemática da produção e comercialização do café local, a industrialização da província antes e depois da independência e perspectivas no âmbito do programa de industrialização do país, são alguns dos temas agendados para o Fórum.
Outros temas são relativos à indústria mineira e o seu impacto no desenvolvimento da província, tendo como exemplo o “Caso Mavoio”, às potencialidades hídricas e energéticas da província, ao turismo como fonte de diversificação da economia e dinamizador do comércio, ao aproveitamento da fauna e da biodiversidade como fontes do turismo e ao papel da Agência Nacional do Investimento Privado no fomento do investimento privado.
 Nesta terceira edição da Feira Agropecuária e Industrial de Angola marcam presença Angola, Portugal, Alemanha, Namíbia e África do Sul. A FIL é uma instituição cuja missão é promover as potencialidades do mercado, posicionando-se como parceiro útil do Estado no desenvolvimento económico sustentável do país.
Uíge é uma das regiões angolanas mais populosas e possuí grandes potencialidades do ponto de vista agrícola e industrial, os dois sectores que sempre constituíram a base fundamental da economia da província. A região já teve o quarto maior parque industrial de Angola.

Tempo

Multimédia