Províncias

Uíge aposta no fomento do empreendedorismo

Joaquim Júnior

A vice-governadora do Uíge para o sector Político e Social apelou às empresas e outros actores sociais para canalizarem mais apoio às mulheres, para o fomento do empreendedorismo e auto-sustento das famílias.

Antigas zungueiras receberam apoio da Coca-Cola
Fotografia: Mavitidi Mulaza Edições Novembro Uíge

Catarina Pedro Domingos, que falava no acto de entrega oficial de kits de Coca-Cola a 21 mulheres que se dedicam à venda ambulante, vulgo “zungueiras”, na cidade do Uíge, acrescentou que apoiar as mulheres é uma das maneiras mais seguras de conduzi-las para o exercício de um negócio sustentável, que ajude as famílias e a comunidade.
A vice-governadora do Uíge enalteceu o projecto 5by20, um compromisso da Coca-Cola, em colaboração com o Governo Provincial do Uíge e o Ministério da Acção Social, Família e Igualdade no Género, que visa capacitar economicamente milhares de mulheres. A governante espera que os projectos se estendam a mais mulheres do interior da província, que também se dedicam a pequenos negócios, por forma a reduzir os níveis de pobreza na província.
Paula Lima, representante dos grupos Castel, proprietária da Coca-Cola, disse que o projecto 5by20 é fruto de um protocolo de parceria firmada entre o grupo empresarial e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, ex-Minfamu, e visa contribuir para que as mulheres tenham o seu próprio negócio, para que possam sustentar as suas famílias e garantir um futuro melhor aos filhos.
“A ideia é criar condições para que antigas zungueiras e sem emprego possam criar seus negócios, através da venda de produtos da Coca-Cola. Entregámos um kit a cada uma, composto por caixa térmica móvel, uniforme e sombrinha, para se cobrirem do sol durante as vendas”, disse.
Paula Lima garantiu acompanhamento a longo prazo para que as beneficiárias possam ter sucesso na nova actividade.
 “Queremos ter senhoras empreendedoras de sucesso, com histórias bonitas de se contar no futuro”, disse a responsável da Coca-Cola.
Luzia Miguel e Antonica Júlio Barros, que receberam das mãos da vice-governadora carrinhas, grades térmicas, sombrinhas e uniformes, manifestaram-se satisfeitas pelas condições criadas para realizarem negócios sustentáveis. Da administração municipal, as senhoras receberam cartões de sanidade, que autoriza o exercício das suas actividades em zonas apropriadas, sem constrangimentos.

Tempo

Multimédia