Províncias

Universidades estreitam laços

Victória Quintas | Huambo

As universidades José Eduardo dos Santos (UJES) e Kimpa Vita, do Uíge, assinaram, na cidade do Huambo, um acordo que vai permitir que as duas instituições de ensino aumentem a cooperação e a partilha de conhecimentos entre docentes e discentes.

O pró-reitor para a cooperação da Universidade José Eduardo dos Santos, Armindo Jelembi, assegurou que o acordo pretende procurar valências que ajudem as diferentes unidades orgânicas a alargar o seu campo de acção científica.
Segundo Armindo Jelembi, o projecto vai estender-se às outras universidades públicas existentes no país.
Já o pró-reitor para a cooperação da Universidade Kimpa Vita, Mbunga David, garante que uma das razões que levou a sua instituição a unir-se em matéria de cooperação à sua similar se prende com a sua antiguidade e experiência.
A Universidade Kimpa Vita integra a 7.ª região académica, tendo sido criada em 2009, no quadro do Decreto 7/09, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, que estabeleceu a reorganização da rede de instituições de ensino superior público.
Com sede na cidade do Uíge, a Universidade Kimpa Vita abrange também a província do Kwanza-Norte.
Possui actualmente quatro unidades orgânicas, as Escolas Superiores Politécnicas do Uíge e do Kwanza-Norte, e as Faculdades de Direito e de Economia.

Tempo

Multimédia