Províncias

Universitários trocam experiências

Valter Gomes |Uíge

Estudantes do Huambo e Bié, da Universidade José Eduardo dos Santos, do Kimpa Vita e do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Uíge decidiram encontrar-se para partilharem conhecimentos entre si.

Estudantes desenvolveram várias acções
Fotografia: Mavitidi Mulaza| Uíge

Reunidos no Uíge, os estudantes do Huambo e do Bié desenvolveram, entre 27 e 30 de Julho, uma série de actividades culturais, desportivas, recreativas e científicas, além de terem promovido palestras sobre os “Princípios de Desenvolvimento do Ensino Superior” e “A vida Socioeconómica da Província do Bago Vermelho”.
O presidente da Associação de estudantes do ISCED do Huambo, Daguberto Alfredo, disse ao Jornal de Angola que, além da troca de experiências, os estudantes analisaram temas científicos das distintas áreas do conhecimento e reforçaram o intercâmbio entre os estudantes das três províncias.
Na província do Uíge, foi possível conhecer novas realidades culturais, sociais e económicas, tendo em conta as diferenças existentes entre as províncias, referiu o dirigente estudantil. Com esta iniciativa, acrescentou, pretende-se defender os interesses dos estudantes, promovendo jornadas científicas, actividades recreativas, desportivas e culturais.
O docente do IISCED do Uíge, padre Pina Artur, destacou a importância dos estudantes universitários primarem pela conservação dos valores culturais e morais, por constituir a base para a formação de um bom cidadão.

 Valores morais

O académico, que discursava numa palestra subordinada ao tema “Estudante Universitário e os Valores Morais”, disse que um estudante universitário deve ser exemplar, sobretudo na apresentação de valores aceitáveis para a sociedade, como a responsabilidade, solidariedade e hospitalidade.  
Durante a palestra, que contou com a presença do vice-governador para o sector económico e produtivo do Uíge, Carlos Mendes Samba, reitor e vice-reitores da Universidade Kimpa Vita, directores e docentes do ISCED do Uíge, estudantes e outros convidados, foram também dissertados temas relacionados com “A caracterização socioeconómica  e cultural da província do Uíge”, “Caracterização do ensino universitário no país” e “Desafios das associações estudantis na melhoria da qualidade do ensino”.

Tempo

Multimédia