Províncias

Zungueiras em formação sobre empreendedorismo

Joaquim Júnior

Um total de 21 mulheres, que se dedicam a venda am-bulante, vulgo zungueiras, na cidade do Uíge, foram formadas sobre gestão de pequenos negócios, actividades mercantis e a acumulação de lucros, numa acção   promovida pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, em parceria com um grupo de empresas privadas.

Zungueiras foram formadas para gerir seu negócio
Fotografia: DR

Durante a formação, as mulheres apreenderam ainda matérias sobre higiene e  segurança no trabalho.
A representante do grupo das referidas empresas , Paula Lima, disse que o projecto denominado 5by20, visa capacitar as zungueiras para gerirem o próprio negócio e terem ganhos. “A ideia é criar condições para que as  zungueiras deixem de andar na rua, debaixo do sol e tenham o seu próprio negócio. Entregamos kits a cada uma delas  para a venda de refrigerantes, compostos por caixa térmica móvel, uniforme e sombrinha, para se cobrirem do sol durante as vendas”, disse.
“Sabemos que tudo que tenha a ver com bebida e comida”, acrescentou Paula Lima , “envolve cuidado, daí dedicarmos um tempo para instruir as senhoras como comercializar os produtos e manter o espaço limpo, para evitar constrangimentos em termos de saúde”. Paula Lima garantiu que as ex-zungueiras serão acompanhadas por uma equipa de técnicos. “Queremos ter empreendedoras de sucesso, com histórias bonitas para serem contadas futuramente”, disse a responsável.

Tempo

Multimédia