Províncias

Uíge aposta no aumento da produção

Valter Gomes | Negage

O sector da Agricultura na província do Uíge vai, nos próximos tempos, trabalhar na planificação de acções pontuais e prioritárias para impulsionar a produção agrícola familiar e empresarial e  organizar a exploração florestal.

Governo Provincial e parceiros traçam novas estratégias para impulsionar a agricultura familiar em várias comunidades na província do Uíge
Fotografia: Dombele Bernardo

Esta é uma das resoluções saída da primeira Sessão Ordinária do Governo Provincial do Uíge, realizada na semana finda. No comunicado final, os participantes no encontro referem que as verbas alocadas pelas estruturas afins, no quadro do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, deve contribuir para o desenvolvimento da agricultura na região e garantir sustentabilidade das famílias.
Os membros do Governo da Província recomendaram aos Gabinetes de Estudos e Planeamento, Urbanismo e Construção, Energia e Águas e no sentido de apresentarem, no prazo de 15 dias, um estudo sobre o  município do Uíge e a cidade sede.
O estudo, segundo o documento, deve incidir  em métodos que visam a melhoria da recolha de lixo, iluminação pública, manutenção das ruas e espaços verdes, além da expansão da rede eléctrica nos bairros periféricos.No domínio do comércio, os participantes recomendaram  o reforço da implementação de medidas que visam aumentar o controlo e combater a especulação dos preços da sexta básica e organizar a venda ambulante.
Na reunião, orientada pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, os participantes analisaram o progresso do subprograma habitacional dos 200 fogos habitacionais por município, tendo recomendado a comercialização das residências já concluídas nos municípios do Quimbele, Cangola, Mucaba, Ambuila e Sanza Pombo, com base nas cláusulas contratuais em vigor.
Durante a primeira sessão ordinária, os membros do Governo da Província foram informados de que, este ano, os serviços veterinários vacinaram 2.991 animais de estimação. Relativamente ao desporto, os membros do Governo saudaram com satisfação o regresso da província do Uíge à maior montra do futebol angolano, Girabola, através da equipa do Santa Rita de Cássia FC e recomendaram a criação de condições favoráveis para a massificação do desporto na província.
Outro assunto que   dominou o encontro foi a gestão dos serviços de Justiça nos municípios da província, do processo de cadastramento dos funcionários e agentes administrativos, do programa de valorização do serviço público, da Licença da Publicidade Exterior e do Plano Estratégico da Revitalização da Alfabetização.
Durante a Sessão Ordinária do Governo Provincial, os participantes analisaram e discutiram a questão da evolução do programa “Água para Todos” e dos projectos I e II de abastecimento de água para a cidade do Uíge, do fornecimento de energia eléctrica a província e o do relatório do programa de Combate à Fome e à Pobreza”.

Tempo

Multimédia