Províncias

Unidades sanitárias locais melhoraram atendimento

O atendimento médico na comuna do Cunhinga, 30 quilómetros a norte do Cuito, província do Bié, melhorou satisfatoriamente com a construção de 13 novos centros hospitalares, garantiu a administradora municipal.

Fotografia: JAIMAGENS.COM

Celeste Adolfo Elavaco disse que as unidades sanitárias foram erguidas próximo dos cidadãos, sobretudo nas zonas de maior concentração populacional do município, de modo a encurtar longas distâncias à procura por cuidados médicos, tal como acontecia no passado.
A administradora informou que até 2002 existia apenas uma unidade sanitária naquela região, cenário alterado com o alcance da paz, que propiciou as condições para a construção de novos centros.
A titulo de exemplo, a administradora citou que o antigo hospital missionário do Vouga, erguido em 1954, está reconstruído e modernizado, com capacidade para mais de 300 camas, atendendo doentes oriundos de diversas regiões de Angola.

Merenda escolar

Um grupo de 38 mil alunos do ensino primário da província do Bié foram contemplados em 2013 no programa de merenda escolar, informou, no Cuíto, a directora do Gabinete de Estudo e Planeamento do governo provincial, Deolinda Benvinda Gonçalves. />A responsável disse que a merenda escolar foi confeccionada à base de produtos do campo e  alimentos industrializados, como bolachas e sumos.
Sem revelar o número de alunos beneficiados no presente ano,  a directora informou que a a­­tenção do governo do Bié, através da direcção da Educação,  Ciências e Tecnologias, está virada para as crianças mais carenciadas, sobretudo nas zonais rurais onde o nível de absentismo é elevado.
Deolinda Benvinda Gonçalves realçou que o governo da província do Bié traçou estratégias por forma a que a merenda escolar sirva de atractivo para as crianças em idade escolar, a fim de mantê-las nas escolas.
O governo da província do Bié e  os seus parceiros sociais, disse Deolinda Benvinda Gonçalves, estão a envidar esforços no sentido de incluir todas as crianças no sistema normal de ensino e aprendizagem, com a construção de mais 396 salas de aulas este ano.

Tempo

Multimédia