Províncias

Universitários naturais do Bié promovem actividades sociais

Uma actividade cultural e socio-económica vai ser realizada, de 8 a 14 de Março próximo, na província do Bié, numa iniciativa de estudantes bienos residentes em Luanda, anunciou ontem fonte da organização.

Uma actividade cultural e socio-económica vai ser realizada, de 8 a 14 de Março próximo, na província do Bié, numa iniciativa de estudantes bienos residentes em Luanda, anunciou ontem fonte da organização.
Segundo o coordenador da Associação dos Estudantes Universitários Naturais da Província do Bié (EUNB), Bartolomeu Eduardo Ezequiel, em declarações à Angop, a iniciativa, denominada “semana de reflexão”, visa motivar os universitários a contribuírem para o desenvolvimento do Kuito.
 O responsável da associação referiu que, durante a semana de reflexão, os estudantes pretendem encontrar-se com responsáveis do Bié para se inteirarem dos principais projectos sociais e económicos em execução na província e prestar os seus subsídios sobre importantes vias de desenvolvimento da região.
 De acordo com o coordenador, os 120 estudantes integrantes da Associação dos Estudantes Universitários Naturais da Província do Bié, de universidades pública e privadas, estão dispostos a colaborar com o Governo da Provincial do Bié na transmissão dos seus conhecimentos e experiências, na materialização dos projectos actuais e na elaboração e execução de novos programas.
“Os estudantes da província do Bié em todo o país estão unidos e querem apoiar o Governo local, empresários, organizações da sociedade civil, na melhoria das infra-estruturas educacionais, hospitalares, habitacionais, dos serviços de fornecimento de energia e águas e na criação de mais postos de trabalho”, afirmou o estudante.
 Ezequiel Bartolomeu informou igualmente que a semana de reflexão vai reunir jovens e idosos da província para trocar ideias sobre as melhores vias de desenvolvimento do Bié e de solução do desemprego, dificuldades e aspirações da juventude e colher experiências dos mais velhos.
 Acrescentou que a organização da actividade prevê encerrar a acção com a condecoração de figuras históricas do Bié, responsáveis do Governo, como o director provincial da Juventude e Desportos, Carlos Ulembe, o pastor da Igreja Evangélica Congregacional, António Eurico, e outras individualidades.
 O coordenador da Associação dos Estudantes Universitários Naturais da Província do Bié, criada em Setembro de 2009, solicitou o apoio do grupo empresarial Chicoil e a outras empresas públicas e privadas, ONG e demais interessados a concederem patrocínios para a realização eficaz da iniciativa no Bié, na qual se prevê a participação de 100 estudantes.

Tempo

Multimédia