Províncias

Vacinação de gado termina em Setembro

Nicolau Vasco | Menongue

Cerca de 300 mil cabeças de gado bovino vão ser vacinadas contra a peripneumonia contagiosa até ao próximo mês de Setembro na província do Cuando Cubango, informou o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas.

Fotografia: DR

António Pereira, que falava durante a abertura oficial da campanha de vacinação do gado bovino, disse que estão disponíveis 22 mil doses de vacinas para o arranque da imunização dos animais na província.

A campanha, sublinhou, visa essencialmente a prevenção de doenças que afectam o sistema respiratório dos animais, e causam perda de peso, baixa produção de leite e levam, consequentemente, à morte.

António Pereira garantiu que estão a ser mobilizados quatro técnicos em cada um dos nove municípios da província, e disponibilizados meios de transporte e logísticos “para o êxito da actividade”, sublinhando que as autoridades veterinárias estão à espera de receber, do Ministério da Agricultura, mais doses de vacinas.

Contudo, o responsável receia que a falta de vacinas de carbúnculo sintomático e hemático, que ainda não foram adquiridas devido à crise financeira que afecta o país, poderá afectar a saúde do gado na província.

O Serviço de Veterinária no Cuando Cubango, segundo António Pereira, tem disponíveis 25 mil doses de vacinas anti-rábicas, para imunizar cães, gatos e macacos contra a raiva. Há relatos de que várias pessoas na província têm morrido em consequência de mordeduras de animais infectados com esta doença.

Tempo

Multimédia