Províncias

Vacinação abrange trezentas crianças

João Salvo | Saurimo

As autoridades sanitárias da província da Lunda-Sul prevêem vacinar cerca de 300 crianças com menos de 15 anos contra a rubéola, sa-rampo e poliomielite, durante a próxima campanha de vacinação a decorrer de 9 a 22 do mês em curso.

Centenas de crianças vão ser vacinadas na província contra a rubéola e a poliomielite
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

O chefe do departamento da Saúde Pública, Controlo e Grandes Endemias, Gomes Tchipilica, disse que estão disponíveis 313 mil doses de vacinas injectáveis contra a rubéola e o sarampo,  e mais  120 contra  a pólio.
“Para o êxito da empreitada”, Gomes Txipilica adiantou que foram seleccionadas mais de 900 pessoas entre vacinadores e mobilizadores para garantirem a cobertura a nível de toda a província.
  “Por isso, solicitamos o apoio das administrações municipais, autoridades tradicionais e religiosas, e de demais parceiros, para sensibilizarem todas as famílias a levarem as crianças aos postos de vacinação”, sublinhou.
Tratamento da sarna
Por sua vez, a directora provincial da Saúde, Maria Segunda, afirmou que as unidades sanitárias já dispõem de fármacos, sob a designação Benzoato de Benzila, para o tratamento da sarna que assola a província há alguns anos.
A responsável precisou que o Ministério de tutela disponibilizou 575 doses, das quais 75 estão já na província. “O nosso grito de socorro respondido pelo Ministério de Saúde trouxe um alívio para os doentes. Contudo, aguardamos pelas outras doses”, referiu. “Foram criadas 16 salas  para os pacientes afectados”, concluiu.

Tempo

Multimédia