Províncias

Vacinadas mais de 70 mil cabeças de gado bovino

Um total  de 70.962 cabeças de gado bovino foram vacinadas contra a peripneumonia contagiosa bovina, carbúnculo hemático e dermatite nodular, na província do Namibe, desde o inicio em Maio último.

Criadores aconselhados a levar o gado às mangas de vacinação
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

De acordo com o chefe dos Serviços de Veterinária no Namibe, Luís Paulo Bié, o município da Bibala já vacinou 27.470 cabeças, Camucuio 22.332, Virei 14.163 e Moçâmedes 7.997 cabeças de gado bovino, segundo os dados provisórios. O responsável disse à Angop que ainda não possui os dados dos animais vacinados no município do Tômbwa, pelo facto de  a  vacinação ter começado apenas em finais de Junho.
“Há um envolvimento total dos técnicos de veterinária nesta campanha e das autoridades tradicionais, que vão sensibilizando os criadores de gado a levarem os seus animais às mangas de vacinação, evitando assim doenças de foro  animal no seio da população consumidora de carne”, acrescentou.
Luis Paulo Bié disse que a previsão nesta campanha é vacinar 150 mil cabeças de gado bovino. A província do Namibe possui um efectivo de 800 mil cabeças de gado bovino e um milhão e duzentas de caprino. O governo está a trabalhar na organização dos criadores nacionais, de modo a melhorar a produção animal, com o objectivo de oferecer carne em quantidade e qualidade, afirmou recentemente, em Moçâmedes, a directora-geral do Instituto dos Serviços de Veterinária.
Bernadeth Santana salientou que estas acções contam  com o apoio dos técnicos de veterinária, que têm ajudado no controlo de doenças, que têm influência na produção animal.
Disse ser necessário a organização e controlo dos animais para que os técnicos veterinários possam fazer o seu trabalho com normalidade, concretamente na fiscalização, inspecção e campanha de vacinação animal.
Os serviços de veterinária, em colaboração com os criadores de gado e outros intervenientes, estão a realizar o trabalho de recolha de contribuições, de modo a uniformizar o período de calendarização das campanhas de vacinação em todo o país.
No Namibe, Bernadeth Santana visitou os serviços de veterinária dos municípios da Bibala, Camucuio e Virei.

Tempo

Multimédia