Províncias

Vagas na Educação atrai muitos jovens

Carlos Paulino | Menongue

Um total de 3.898 candidatos está apurado na província do Cuando Cubango para o concurso público para admissão de professores, para 1.203 vagas, informou ontem, na cidade de Menongue, o director provincial da Educação.

Foram apurados mais de três mil candidatos
Fotografia: Jaimagens/fotógrafo

Miguel Kanhime disse que vão ser  apurados professores para o ensino primário, I e II ciclos e ensino do oitavo escalão. “Todas as condições estão criadas para a realização dos testes que se realizam no próximo dia 3 de Julho.”
O director provincial da Educação informou que as 1.203 vagas disponíveis não vão suprir o número de professores necessários, “ mas vão reduzir sobremaneira o défice nesta vertente, pois calcula-se que um grande número de crianças, que se encontra fora do sistema de ensino, vai começar a estudar”.
Miguel Kanhime sublinhou que o sector da Educação precisa de “pelo menos 2.500 docentes, dos quais 2.000 para o ensino primário e 500 para o I e II ciclos do ensino secundário, e a construção de mais 150 escolas nos nove municípios que compõem a província”.
“ Com a admissão de mais professores”, acrescentou , “os alunos do ensino médio vão poder ter todas as disciplinas, ao contrário do que se verifica actualmente".
Miguel Kanhime  disse que o Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia tem registados 4.200 professores e 314 técnicos administrativos e no presente ano lectivo estão matriculados 180 mil alunos em 272 escolas.

Tempo

Multimédia