Províncias

Vagas para mais de 200 mil alunos

Domingos Mucuta | Lubango

A província da Huíla vai, este ano lectivo, matricular 216.683 novos alunos, anunciou, na cidade do Lubango, o director provincial da Educação.

Professores da província estiveram reunidos
Fotografia: Arimateia Baptista| Lubango| Edições novembro

Américo Chicote anunciou estes dados à margem do XIV Encontro Metodológico Provincial da Educação, que decorreu no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo.

O director provincial da Educação informou que as novas vagas estão disponíveis nas turmas de entrada nos níveis, nomeadamente iniciação, primeira, sétima e décima classes. 

A entrada de novos alunos eleva para um universo total de 886.106 discentes, inseridos no sistema na província da Huíla. As aulas vão decorrer em 1.835 escolas de construção definitiva e o processo de ensino e aprendizagem será assegurado por 18.181 professores. Dados do sector da Educação, mostram que a capital provincial absorve o maior número de alunos, com 216.945 matriculados em diferentes subsistemas de ensino.

O administrador do Lubango, Francisco Barros, referiu que o município conta com 198 estabelecimentos de ensino público e privado, num total de 1.352 salas de aula e 6.763 professores.

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, revelou que as escolas construídas de raiz na centralidade da Quilemba vão absorver mais de 14.880 novos alunos . 

Domingos Mucuta | Lubango

Tempo

Multimédia