Um total de 13.462 mulheres grávidas fizeram o teste de VIH/Sida, de Janeiro a Maio, em Ondjiva, província do Cunene, numa acção promovida pela organização de Ajuda de Povo para Povo (ADPP) e 168 apresentaram diagnóstico positivo.
Fotografia: Jaimagens
A informação foi prestada à Angop pelo coordenador do Programa de Prevenção do VIH/Sida da ADPP na província , Paulo Tchiamba, que disse que as gestantes com diagnóstico positivo foram encaminhadas para os serviços de Saúde para receberem anti-retrovirais. “Antes da realização dos testes as mulheres recebem apoio moral e foram incentivadas a cumprir a medicação passada pelo médico”, disse Paulo Tchiamba,
que explicou que foram realizadas 6.181 palestras sobre a importância do teste do VIH/Sida, para as mulheres conhecerem o seu estado serológico e serem acompanhadas e submetidas ao corte de prevenção vertical, para não contaminarem os bebés durante o parto. O programa de prevenção da doença conta com 21 activistas distribuídos por sete unidades sanitárias dos bairros Caculuvale, Onauhumba, Cachila, Naipalala 1 e 2 e Hospital Geral de Ondjiva.