Províncias

Vários docentes passam à reforma

Lino Vieira

Pelo menos 215 professores com idade entre 60 a 70 anos foram aposentados na província do Moxico, por terem mais de 35 anos de carreira, disse o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Fotografia: DR

Raimundo Ricardo sublinhou que o défice de professores que a província tem não deve constituir motivos para impedir um direito constitucionalmente consagrado, acrescentando que as vagas deixadas vão ser aproveitadas para enquadrar novos professores.
O responsável que dirige o sector da Educação na província há dois meses disse estar numa fase de diagnóstico para constatar o grau de funcionamento das escolas, sobretudo as pautas, matrículas, número de alunos inseridos nos estabelecimentos escolares, assim como avaliar o estado de conservação das infra-estruturas.
“O objectivo é saber quantos somos, onde estamos, quantos precisamos, dificuldades que o sector enfrenta e constatar se o sector tem profissionais fantasmas”, referiu.
Raimundo Ricardo mostrou-se preocupado com os portadores de deficiência, na condição de desempregados, e sublinhou a necessidade de dar  oportunidade a essas pessoas com necesidades especiais, e ver até que ponto têm requisitos exigidos para trabalhar com indivíduos que apresentam as mesmas dificuldades.
O excesso de número de alunos nas salas de aula e a falta de professores especializados preocupam o novo director provincial da Educação, que afirma ter encontrado um sector desajustado, em relação às categorias dos professores.
“Estamos a fazer um trabalho pedagógico, a nível dos nove municípios da província do Moxico, com objectivo de corrigir alguns erros constatados”, assegurou Raimundo Ricardo, que garantiu que os professores que auferem salários e não prestam serviços vão ser responsabilizados criminalmente.
Para o concurso público do sector da Educação, a província do Moxico foi contemplada com 941 vagas, número ainda insuficiente para dar resposta à demanda, segundo o director Raimundo Ricardo.

Tempo

Multimédia