Províncias

Viana solicita apoio para serviços básicos

Helma Reis

A Administração de Viana vai remeter ao Governo Provincial de Luanda (GPL) e a alguns departamentos ministeriais um documento no qual solicita apoio na busca de solução para os problemas que mais afligem os moradores do município, afirmou o administrador municipal.

Administrador de Viana
Fotografia: Edições Novembro

André Soma, falava no encontro de auscultação com moradores do Distrito Urbano do Kikuxi, o último com a comunidade do município, que decorreu na terça-feira, num dos complexos hoteleiros em Viana, revelou que vão integrar no documento um conjunto de necessidades básicas, cuja resolução ultrapassa as competências e as capacidades da Administração Municipal de Viana.
O responsável esclareceu que vão ser solicitados apoios para a construção de centros médicos, de jardins-de-infância e escolas do I e II ciclos, criação de espaços de lazer, melhoria no fornecimento de água e de energia eléctrica, bem como a recuperação de estradas e de vias de acesso aos bairros e desassoreamento de valas de escoamento de água.
André Soma justificou a medida como forma de encontrar soluções imediatas e exequíveis, visando melhorar as condições de vida de quem reside no município, garantindo, também, uma segurança pública eficaz e a oferta de formação superior com a construção de mais universidades. “Viana tem distritos muito populosos com apenas duas escolas, isto sem falar naqueles que nem sequer têm posto de saúde e pouca iluminação”, disse o administrador, tendo reconhecido as dificuldades por que passam os residentes de Viana.
André Soma prometeu, por outro lado, tudo fazer para levar as preocupações dos vianenses às instâncias superiores “para que sejam resolvidas o mais breve possível.”
De acordo com André Soma, há necessidade de fazer-se mais por Viana, pois é um dos municípios mais populosos, actualmente com cerca de três milhões de habitantes.
“A resolução da maior parte dos problemas por que passam os moradores de Viana ultrapassa a capacidade da administração e a materialização não depende só de nós. Mas são solucionáveis caso haja recursos disponíveis, daí que haverá a necessidade de solicitarmos apoio ao Governo Provincial de Luanda e alguns ministérios, porque existem, na verdade, alguns investimentos que não funcionam”, disse.
O município de Viana é composto pelos distritos urbanos de Vila Flor, Zango, Baia, Kikuxi, Estalagem e Vila Sede, para além da comuna de Calumbo.

Tempo

Multimédia