Províncias

Vias no Bié recebem asfalto

Delfina Victorino | Cuito

As vias secundárias e terciárias dos municípios de Cuemba, Camacupa, Nharea, Catabola e Cuito, estão a receber tapete asfáltico, no quadro das acções de melhoria da circulação de pessoas e bens, afirmou quinta-feira, no Cuito, o vice-governador provincial para a Área Técnica e Infra-estruturas.

Objectivo é facilitar as trocas comerciais
Fotografia: Edson Fabrízio | Cuito

José Tchatuvela disse que, neste momento, cerca de 20 quilómetros de estradas beneficiam de trabalho de asfaltagem, referindo que os trabalhos vão ainda este ano abranger as estradas entre o Cunje e Catabola e entre Camacupa e Cuemba.
José Tchatuvela informou que a via de acesso à comuna da Gamba, no município de Nahrea, a cerca de 200 quilómetros do Cuito, onde se executam obras de terraplenagrm, vai ser asfaltada.
“As vias terciárias entre o Cuemba e Sachinemuna e entre Nharea e Lúbia estão igualmente no plano de intervenção, que teve início o ano transacto, e as vias de acesso às comunas do Cangoti e do Cutato, no município do Chinguar, estão integradas também no plano”.
O vice-governador adiantou que a Estrada Nacional 250, no troço Cunje-Camacupa-Cuemba até à comuna do Munhango, na fronteira com a província do Moxico, está  a receber trabalho de movimento dos solos e colocação de asfalto. “Cerca de 500 quilómetros de estradas secundárias e terciárias estão no leque do programa de reabilitação, com vista a facilitar a circulação de pessoas e bens naqueles pontos”.
Actualmente, acrescentou, as empreitadas dos troços entre Cunje e Camacupa, entre Cachingue,Chicala e Mutumbo e entre o Andulo e Cassumbi estão em ritmo acelerado em relação às restantes.
As vias entre Camacupa,Ringoma e Umpulo também apresentam mau estado de conservação, por isso vão decorrer trabalhos de compactação e de asfaltagem, assegurou o vice-goverandor provincial do Bié para a Área Técnica e Infra-estruturas.

Tempo

Multimédia